Uma Visão do Céu - Lucas 2.8-20

December 22, 2014

Uma Visão do Céu

Lucas 2.8-20

ICT.: Aos pastores no campo foi anunciado o nascimento de Jesus.

O.G.: Devocional/Evangelístico

Data: 21/12/2014. PIB em Goiânia. Culto da Noite. Antes do Natal

 

 

Hoje faço diferente. Quero contar uma história, aprender com ela e compartilhar a verdadeira mensagem do Natal.

Belém

Belém, era uma pequena, mas antiga cidade, citada desde o passado no Gênesis, foi o lugar central da história de Rute e foi a cidade onde Davi nasceu. 

Ser Pastor no Campo

Era tarde da noite, uma noite como outras noites, após um intenso dia de trabalho junto às ovelhas. Ser pastor no campo é um trabalho duro de observação, cuidado e ação. Começa o dia verificando se todas as ovelhas estão juntas, conta-se para ver se estão todas lá. Começa ida aos pastos para que se alimentem, melhor ainda tendo um ribeiro de água próximo. Todo o rebanho indo junto, sendo cuidado por mim e meus ajudantes. É preciso força, e muito preparo nas pernas pois se anda todo o dia e se corre muito também.  Hora a hora com as ovelhas, os campos parecem intermináveis, e algumas horas também. Por isso ao chegar o fim do dia já estamos exaustos e nos encontramos com os outros pastores.

Conversa vai, conversa vem, piadas, gracejos e comentários sobre o que acontece na cidade e no mundo. Nem naquele tempo não acontecia muita coisa.

Judéia e Império Romano

É um tempo diferente na região da Judéia, o império romano domina todo o reino, César Augusto era o imperador, paga-se impostos altos, o templo está sendo reconstruído, mas a promessa de um Messias, ou seja, um ungido de Deus que virá para salvar o mundo e mudar o rumo de Israel e das nossas vidas é sempre lembrado. Faz muito tempo que não se levanta um profeta nesta terra.

A Visão

A noite ia começando e pensávamos que seria uma noite como todas as outras, mas aquela seria a noite de nossas vidas. Ela começou comum, terminou inigualável.

Sentados que estávamos, de súbito nos levantamos, pois apareceu no meio de nós um anjo, um ser celestial brilhante, porque a Glória do Senhor estava alí. Alguns perguntaram depois, mas como vocês sabiam que era a Glória do Senhor? Bem não podíamos definir, mas tínhamos absoluta certeza.  Nos assustamos, e como não? Naquele meio de mundo só nós ali.

 

Ouvíamos a voz do Anjo que nos fazia estremecer a cada palavra. Falava e Cantava, havia muita música no ar. Havia muita gratidão e muito louvor. E começa assim: Não tenham medo. Eu trago uma boa notícia, a melhor notícia, a notícia de toda uma vida. E essa boa notícia não é apenas para vcs. 

Deixa eu repetir exatamente como ele disse:

 “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.”

Então: Nasceu uma criança. Em Belém. Ela é o Cristo, o Messias esperado. Será o Salvador e Senhor de nossas vidas. E está deitada numa manjedoura? Era muita informação, mas algo naquelas palavras não trouxeram dúvida, mas esperança e uma alegria que invade o coração.

Logo em seguida, mal tinha terminado o anjo de falar, apareceu mais, não estou falando de 1 ou 2 ou 3, eram muitos mais. O céu antes coberto de estrelas agora coberto por anjos. Naquela escuridão havia agora muita luz, mais que o Sol, mas que todas as estrelas juntas, eram os Anjos do Senhor. Inúmeros, milhares todos em Coro, uma só voz. O Céu era o templo, os pastos o chão onde estávamos, o Coro era a mais maravilhosa música que se podia ouvir. E eles cantavam, e diziam: Glória a Deus! E continuavam: “Paz na terra aos homens de boa vontade” Nós precisávamos de Paz. A minha cidade, aquele mundo que sempre estava em guerra precisava de Paz e o homem, desde que caiu precisa de Paz, e só quando temos esta boa vontade diante de Deus de nos reconciliarmos com ele é que encontramos a paz.

A ida a Belém

E assim tão súbito como começo, terminou. Todo aquele esplendor se foi e os Anjos foram para o Céu. E nós que aqui ficamos falávamos uns aos outros como foi aquilo? O que aconteceu? Que mensagem foi essa? O que faremos agora? E decidimos ir para a cidade ver se aquelas coisas eram assim. Pensava em ir à melhor casa, muita espaçosa, muitos empregados, mas não era lá que o Salvador estava, se fosse nem poderíamos entrar. O Anjo disse que estava numa manjedoura e de manjedoura nos entendemos. Um coxo, um aparo de madeira para alimentar o rebanho. O mais simples berço do mundo, ninava o maior e único salvador. O anjo estava certo.

É claro que a cidade era pequena e saberíamos onde encontrar uma família com um pequeno Bebê. Foi lá naquela estrebaria que encontraram a Jesus. Trataram de dizer tudo visto e ouvido.

A Volta

Depois daquele tempo, voltamos louvando e glorificando a Deus. Bem não podemos dizer que nossas vidas voltaram à normalidade. Isso nunca mais aconteceu. E até nos perguntávamos porque nós, pobres pastores. Pensamos assim: éramos homens que estávamos de vigília, estávamos prontos. E estávamos no melhor templo do mundo, o próprio mundo de Deus.

O que vimos era como um pedaço do céu. E se o céu é assim, é para lá que eu quero ir. Há coisas que jamais esquecemos na vida. Esta foi uma delas.

 

A vida dos Pastores nos ensinam...

1 – Esteja atento ao que Deus está fazendo.

2 – Não se apegue à vista humana. Olhe para além.

3 – Cante, Louve, Glorifique a Deus.

4 – Reconcilie-se com Deus

5 - Tenha a mais preciosa Paz que só há em Cristo Jesus.

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square