Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

Aquietai-vos

Salmo 46:10

Palavras-chave: Calma. Lutas. Aquietai-vos. Ezequias.

Data: 04 de janeiro de 2015. 1º domingo do Ano. PIB em Goiânia. Culto da Manhã

 

Introdução

Sou do tipo agitado. Gosto quando temos programações múltiplas e diversas outras situações, assim este e daqueles sermões que ao fazer apelo eu mesmo serei o primeiro a levantar a mão. Falemos hoje sobre: Aquietai-vos. Sim Fiquemos Quietos.

---leitura do Salmo 46 todo---

Dizia-se que Lutero tinha este como seu Salmo preferido, donde compôs o Hino Castelo Forte.

 

Sim podemos dizer: “Se Deus é por nós, quem será contra nós.”

O Salmo 46 é um salmo composto para o dia de lutas, quando a cidade estava sitiada, quando as noticias eram terríveis, quando o dia tornara tenso, dramático e numa expectativa de dor e sofrimento. Foi escrito pelo Rei Ezequias, que era poeta também, durante o cerco dos Assírios. Curiosamente o nome Ezequias significa “Deus Fortalece”

 

Em diversas ocasiões Deus ínsita o povo a agir, mas em outras tantas, Deus ordena que o povo pare:

  • Deus parou no sétimo dia.

  • O povo de Deus no deserto parava de tempos em tempos conforme a coluna de nuvem dada por Deus determinava.

  • Até o Sol parou para que a Vontade de Deus se cumprisse. (Josué 10.13)

  • Samuel dizendo a Saul: Quando desciam para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e ele passou); tu, porém, espera aqui, e te farei ouvir a palavra de Deus. 1 Sam. 9:27

  • Davi quis construir o Templo, mas Deus disse não, espere. (1 Crônicas 28.3)

  • Jesus mandou seus discípulos esperarem na cidade até que do alto fossem revestidos de poder (Lucas 24:49).

Sem duvida Deus muitas vezes manda ir, mas outras tantas manda esperar, aquietai-vos.

 

1 - Quando tudo depende de Deus. (em meio aos muitos problemas)

Existem momentos na vida que nenhum dinheiro no mundo, nenhum especialista na terra nem mesmo o maior dos sábios poderão dar jeito, falamos de situações inesperadas, grandes demais e que nos afligem a alma.

Exegese: Ezequias passou por isso quando viu Judá ser totalmente sitiada e cercada. Viu o inimigo enviar um mensageiros, para falar na língua do povo para praguejar, ameaçar a amedrontar. Já haviam feio isso com o Reino de Israel, tendo invadido a Samaria e destruído aquela região. Eles tinham meios, homens e experiência para derrotar nações, mas eles não conheciam o Deus eterno, Senhor de todas as coisas.

 Conta no texto de 2 Reis 18 e 19  e 2 Crônicas 32, que Ezequias entrou no templo e clamou, chamou os profetas e os ouviu, colocou sua vida diante de Deus, pois somente Deus poderia resolver. E resolveu. O Profeta Isaías confirmou a Palavra de Deus a Ezequias  e este disse ao povo:

“Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.” (2 Cr 32:9)

 

E naquela noite um anjo passou pelo acampamento Assírio e 185.000 homens foram mortos, e os que sobreviveram viram um mar de cadáver, sem que nenhum soldado de Judá fosse à Batalha, Deus venceu a guerra. Pois aquele era seu povo e haviam homens e mulheres dedicados a ele.

Ilustração: Tememos por situações que nos fogem o controle: ter de um lado uma pasta com contas a pagar e do outro um extrato com saldo invertido. Ter um laudo médico devastador em mãos. Estar na direção de um carros quando sofre uma fechada e está em rota de colisão.

Mas o que este salmo nos ensina é que Deus está presente aqui com vc e onde mais for necessário. Aprenda que...

Ilustração: sempre que alguém chegava com uma notícia desanimadora a Lutero, ele dizia: cantemos o salmo quadragésimo sexto.

 

2 - Quando precisamos descansar. (É impossível NÃO parar)

Ilustração: Maratona, Filípedes, Atenas, 490 aC. Foi designado Filípedes para correr até a cidade de Maratona para avisar as esposas dos guerreiros gregos que não se matasse, pois haviam vencido a batalha. Ele correu cerca de 42 Km sem parar (e sem preparo). Chegou, disse: “Vencemos” e Morreu (exausto).

Cristo tinha tempo para descansar, e nunca encontramos Cristo dizendo: Estou tão cansado que não posso fazer isso. Jesus conhece o homem e seus limites.

Hoje morremos para cumprir uma agenda impossível de diversas obrigações, mas devemos saber que Deus nos manda avançar, mas em muitos momentos Deus nos manda parar: O Sábado foi criado pra isso.

É preciso parar, aquietai-vos significa: NÃO MEXA EM NADA. E provavelmente um dos mandamentos mais difíceis de ser obedecido nos dias de hoje é: fiquem parados. E Deus insiste nisso pois conhece o homem.

Quando Cristo foi erguido aos céus, poderia dizer imediatamente vocês receberão o Espírito Santo, mas não, disse para esperarem, ficarem quietos na cidade e por 10 dias, 10 dias que mudaram o mundo aqueles homens estiveram quietos em oração, pensando em tudo o que viram e ouviram. Cristo disse: fiquem quietos.

Paulo ao se converter ficou cego e por 3 dias ficou quieto, nem comeu, nem bebeu. E depois passou outros tantos 3 anos na Arabia e mais 4 anos na Síria e arredores, somente começando o sue ministério missionário 17 anos após a conversão. Deus disse a Paulo: fique quieto e prepare-se.

Eu sem dúvida gosto de ouvir “diga ao povo que marche”, “meu Pai trabalha eu também trabalho.”, mas meus irmãos, aprendemos que precisamos ouvir: Aquietai-vos.

Ilustração: Creio que ficarem surpresos ao chegar no céu querendo justificar algumas coisas e dizer fizemos isso e aquilo, e Cristo se voltará pra nos e dirá “eu nunca pedi isso”.

 

3 - Quando dedicamos ainda mais tempo a Deus.

Sim, é para quietar, mas também para reconhecer a majestade de Deus nas alturas: estamos gritando tanto, ouvindo tantos sons, noticias, musicas informações, que não estamos parando para ouvir Deus. Marcar um tempo na sua agenda para estar com Deus é um absurdo.

Saber que Deus é Deus faz a diferença necessária em toda a vida. Vivemos dias que estamos cansados demais para orar, para ler a Bíblia em família, para investir o melhor do nosso dia para Deus. Estamos atarefados demais em cumprir coisas que Deus nunca pediu que fizéssemos e que ocupam nossos dias como poucas vezes ocuparam na história.

Não é apenas parar, mas voltar seus olhos, suas mentes e suas vidas a Deus, somente a Deus. Pois quando nos voltamos totalmente a Deus, Deus se volta totalmente a nós, pois o Rei clamou como poucas vezes fez, Deus ouviu sua oração, mas é claro que Ezequias antes já tinha restaurado o templo, limpado os ídolos e feito tantas coisas segundo a vontade de Deus que ao se prostrar assim diante de Deus não como novidade, mas como continuação de vida.

E ele canta louvor a esse Deus grande, convoca toda a sociedade e o mundo a exaltar a Deus com alegria, jubilo e glória.

>>>Interessante chamar “Deus de Jacó”, pois poucos passaram tantas tribulações quanto Jacó, mas Deus cuidou daquele homem, e cuidou de sua família e cuidou do seu povo.

 

Conclusão

Diante desse Salmo somos desafiados a...

  • Confiar em Deus, mesmo nas piores lutas.

  • Parar. Parar tudo. Dar um “freio de arrumação”. No tempo certo.

  • Investir e Aproveitar mais tempo com Deus.

Ilustração: o Profeta Elias foi avisado que Deus iria falar-lhe. A natureza se mexeu, então veio um vento fortíssimo, Deus não estava lá. Veio um terremoto, mas Deus não estava lá. Depois houve fogo, mas Deus não estava lá. E depois veio uma suave brisa e Deus lá estava. E avisou que Elias iria parar. Ele precisaria resolver algumas questões, mas Deus disse: “Calma Elias. Aquietai-vos.”

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square