Nossos Planos e os Planos de Deus - Provérbios 16.1 -

January 11, 2015

 

ICT.: Podemos planejar, mas os planos que prevalecem são de Deus.

O.G.: Ético/Devocional

Indexação: Planejamento de Vida

Palavras-chave: Planos. Planejamento. Dedicação. Mudança. 5 anos.

Data: 11 de janeiro de 2015. PIB em Goiânia. Culto da manhã.

 

 

Introdução

Imagine a seguinte situação: Moisés, pastor de ovelhas, ouve os Planos de Deus para o seu povo (e também para a humanidade). Diz para ele sair de casa, ir até o Egito, dizer ao povo para seguí-lo, deixarem suas casas e seus trabalhos (ainda que escravizados). Ainda teria que conversar com o Faraó, que se achava deus e enfrentar o maior exército conhecido daquele tempo. Imagino que não deve ter sido uma noite fácil para Moisés. E aqui queremos começar nossa reflexão sobre os nossos Planos e os Planos de Deus, baseado no texto de Provérbios 16.

---leitura do texto---

Um pouco sobre o livro de Provérbios...

Dos livros de Sabedoria este nos chama a atenção. São 31 capítulos apontando para uma melhor conhecimento do homem, da sociedade e de Deus. Princípios, que se aplicados, conduzem a uma vida bem melhor. Alguns perguntam como educar filhos, simples: ensine-os Provérbios. Por ser 31 capítulos dá exatamente 1 por dia. Foi escrito num período de 250 anos (de Salomão (1.1) a Ezequias (25.1), tendo sido composto por vários autores.

O capítulo 16, nos seus primeiros versos fala sobre Planos.

 

1 – Nossos Planos

Ilustração: “O dois maiores dias da vida de uma pessoa são o dia do seu nascimento e o dia em que ele descobre por que nasceu” (Anônimo)

Planejar, preparar, pôr em ordem. Este é o sentido da palavra : “arak”

É importante discernir entre Planos e Intenções:

Ilustração: “Os planos são apenas boas intenções , salvo quando vem acompanhada imediatamente de trabalho duro” Peter Drucker

O que está dito aqui são os planos, as situações que colocamos em ordem de tal forma que resultem em algo. Esta distinção encontra seu lugar entre o “ficar na rede” e o “ir à luta”

Observe que:

  • Jesus Cristo ensinou a fazer planos: Lucas 14.28-32: “. Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia- lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.”

  • É preciso saber para onde estamos indo: João 13.36: “Perguntou- lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.” Ilustração: O Pintor na parede errada.

  • É preciso reconhecer que nem sempre nossos planos são os melhores. O texto de Provérbios começa com planos, mas os certos aparecem apenas na parte de Deus. O cuidado de saber que nossos planos são falhos é o início do acerto. Cabeças-duras não são bons discípulos. Jesus teve que quebrantar Pedro para que ele soubesse disso. Não se orgulhe da sua inflexibilidade.

  • Cabe a nós confiarmos no Senhor: Assim deve ser a vida, todos os dias confiarmos no Senhor certos de que Ele faz o certo.

 

 

 

2 – Os Planos de Deus
Este texto “cutuca” o homem, mas aponta para Deus. Embora o planejamento seja importante, a obediência ao Senhor é melhor ainda. Vejamos o que o texto nos ensina sobre isso:

Resposta Certa (1): Note que há um constante contraste nestes versos entre o homem e Deus. Deus tem a resposta certa, pois ele sabe a pergunta, a quem é feita e o que ele responderá. Ele dá a direção correta, no tempo certo. Até o silêncio de Deus é a melhor resposta às perguntas humanas.

Senhor pesa o espírito (2) (Deus sabe das coisas): Em todas as perspectivas e lugares, Deus conhece as situações por fora e por dentro, inclusive a nós mesmos. Ninguém nunca sabe o que vai no coração do outro, dos planos de outro e mesmo das condições psicológicas e físicas. Já ouvi demais: “eu jamais esperava isso dele”. Mas Deus não se surpreende com os homens, Ele nos conhece, pois...

O Senhor fez todas as coisas (4): ele tem o manual de instrução de tudo e de todos. Por nos criar ele sabe doas nossas limitações e também do nosso potencial.  Ficaremos impressionados ao chegar no Céu e vermos tudo aquilo que poderíamos ter feito. O mundo e os homens tem seus projetos falhos e possíveis. O nosso Deus é o Deus do Impossível.

Deus não gosta dos arrogantes (5): Deus não suporta o “sabe-tudo”, aquele com posição absoluta, como um Faraó diante do povo de Deus.

Ele dirige os passos(9): Todos os nossos passos, como o povo no deserto que tinha uma coluna de nuvem e de fogo, hoje ele nos guia através da sua Palavra e da comunhão intima com Deus, não uma vida de “sentir”, mas uma de “constatar” e cumprir a Vontade de Deus.

Oração: “Deus muda a minha vida, meus planos e a minha direção, dirige meus passos.”

 

 

Conclusão (E daí?)

Há algum tempo fiz um projeto de vida de 5 anos. Verifiquei que em 5 anos muita coisa pode mudar. Dá para terminar um cursos superior, á para fazer um doutorado, dá para quitar uma dívida grande, dá para fazer uma boa poupança , dá pra estudar muito e trabalhar também. E então pensei, daqui a 5 anos, onde eu quero chegar, eu e minha família. E assim fomos traçando nossos planos.

Mas sempre me vinha a mente este capítulo da Bíblia, e sempre lembrei que todos os projetos de vida, precisam constar a “cláusula de Deus”: “tudo aqui pode ser mudado pelo Senhor e se Ele mudar ficarei eternamente grato”

Realmente está certo quando foi dito que “O homem Propõe. Deus Dispõe.” (MH)

Mas isso significa e precisamos entender que a última palavra sempre é de Deus.

Ilustração: Disse certo autor: “As empresas (e pessoas) prestam muita atenção no custo de se fazer alguma coisa, deviam preocupar-se mais com os custos de não se fazer nada.”(Philip Kotler).

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square