Andando com Deus - Gênesis 5: 24

January 18, 2015

 

Texto: Gênesis 5: 24   “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”

O.G.: Pastoral

ICT.: Enoque teve um relacionamento tão íntimo com Deus que Deus o tomou para si.

Palavras-chave: Enoque. Andar com Deus. Santidade. Intimidade. Relacionamento.

 

Introdução

Um dia maravilhoso para se andar. Andou tanto que se esqueceu de voltar.

Introdução

Enoque foi tão importante naquele tempo e hoje que interrompeu a Genealogia. Ele era o 7º depois de Adão, foi pai de Matusalém (o homem mais velho do mundo) e pouco se sabe sobre sua vida. Mas o que foi dito dele já basta para nos impressionar e nos inspirar a viver e é isso que vamos refletir hoje.

Aquele foi um dia como nenhum outro para Enoque. Tendo vivido com servo de Deus andava com Deus todo o tempo. Aquele era o início da jornada da humanidade e ainda havia muito tempo para se dedicar e falar com Deus e ouvir a Deus. Nossos fones de ouvido tem simplesmente ocupado demais nossas cabeças e estamos deixando de ouvir Deus falar. Um dia especial com Deus, o dia em que andamos com Ele.

Andar com Deus era lago que se fazia como dedicação e virtude. Vejamos algumas passagens das Escrituras que falaram sobre isso:

Genesis 6:9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

Josué 22:5 Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do SENHOR, vos ordenou: que ameis o SENHOR, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.

1 Reis 8:61 Seja perfeito o vosso coração para com o SENHOR, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis.

Miquéias 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

 

Aprendamos com isso...

1 – Andar em Intimidade

Exegese: esta caminhada não era um passeio, era um culto e era uma aula.

Um Culto (vivendo a intimidade com Deus). Estamos reunidos aqui em Culto não para sermos abençoados, o que é apenas uma consequência, estamos reunidos para ouvir de Deus e falar com ele. Estamos dedicando tempo, e oportunidade para estarmos “em Espírito e em Verdade” (Jo. 4.24) A essência do culto é estar “face a face” com Deus,  estar pronto para falar e pronto para ouvir.

Uma Aula: Aristóteles ensinou através do Método Peripatético, que consistia em andar com seus discípulos e ensinar sobre o cotidiano e de acordo com o que aparecia no caminho. Jesus Cristo usou este método com seus discípulos, era uma caminhada permanente com Eles. Este andar com Deus era uma aula particular com o Pai. Era um tempo em que não havia escolas e mesmo a língua era algo rudimentar. Mas todos podemos entender e aprender com Deus através das Escrituras e através da Vida, tendo em mente o nosso Mestre e Senhor

Tanto cultuou, tanto aprendeu, que fez o dever de casa e foi arrebatado nos braços do Pai. Todos os dias devemos aprender algo com Deus e algo de Deus. Não vá para cama sem isso.

 

2 – Andar em Santidade

Enoque nos ensina que devemos: “Fazer da Palavra de Deus nosso Costume, da Oração nosso Hábito e da Glória de Deus nosso Objetivo”.

Enoque vivia acima do Padrão. E não devemos viver nós também (Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. (Mateus 5.20).

Enoque vivia numa atitude de Agradar a Deus. Não era para ser bonzinho, era para ser homem, para ser servo, para estar diante de Deus e à disposição de Deus. Pois este é um problema atual, muitos querem ser santos, mas esquecem que devem ser servos também.

Enoque sempre podia voltar a andar com Deus. Não foi apenas 1 vez, nem 2 nem 3. Enoque vivia com Deus. Seus encontros que eram conhecidos pela comunidade eram cruciais para a vida dele. Sua vida de santidade e retidão proporcionava o desejo e a autorização de voltar a estar diante do Pai sempre.

 

3 – Andar Sempre

Viver para si, viver para os outros ou viver para Deus? Embora esta seja uma pergunta pertinente, era absurdo questionar Enoque sobre isso: Só há uma resposta possível:  Andar e Viver para Deus.

Deixe-me insistir com relação `isso: Enoque viveu 365 anos. Dos quais andou com Deus todos eles.

>>>”Os hipócritas nem sempre oram” (MH). Não pode e nem deve existir meia vida cristã, como um remédio que faz efeito por certo tempo e depois cai os resultados. Nossa vida com Cristo é PERMANENTE, INTENSA E IMENSURÁVEL.

Permanente: todos os dias são Dias do Senhor.

Intensa: Pois não há limites para a fé em Jesus Cristo e do que ele pode fazer em nossas vidas e através de nós.

Imensurável: Pois o amor de Deus é assim: imensurável, que não se pode medir. : “a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.18-19)

 

Conclusão

Enoque não viveu como os demais e assim não morreu como eles. Nem morreu. Pela expectativa de vida daquele tempo era apenas metade da vida.

No porto estavam dois ricos empresários: Um tinha um carregamento com 200.000 dólares para construir um hospital e outro tinha uma filha que dedicava ao Senhor na sua obra para missões. Quem deu mais?

Ao andar com Deus você não será rico (financeiramente falando), nem terá fama, mas terá a melhor companhia que uma pessoa possa querer. Estará andando com Deus.

 

 

 

Reflexão da Casas Acolhedoras:

Quebra-Gelo: qual foi a melhor caminhada da sua vida?

Perguntas:

  • Quem foi Enoque e por que sua vida foi importante?

  • O que significa “ter intimidade com Deus”? Como eu posso ter isso?

  • Santidade é viver acima do padrão. Que Padrão é esse?

  • O que é ter uma “vida Intensa” com Deus?

  • Por que Deus tomou Enoque para si?

  • Que perguntas você faria para Enoque?

 

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square