Cuidado! - 1 Pedro 5.8-9

April 19, 2015

 

ICT.: O Apóstolo advertiu a Igreja ser sóbria e vigilante, tomando cuidado com o Diabo que anda ao derredor.

O.G.: Doutrinário

O.E. Que a Igreja tome cuidado com sua vida espiritual.

Palavras-chave: Sóbrio. Vigilante. Diabo. Artimanha. Resistência.

Data: 19 de abril de 2015. PIB em Goiânia. Dia do Índio.

 

Introdução

Em dias de muita violência é preciso tomar muito cuidado por onde anda. Por onde pisa e, dependendo da hora, cuidado redobrado. É bater o olho e muitas vezes desconfiar e se manter bem vigilante.

É assim no que diz respeito a segurança pessoal, mais ainda  deve ser na segurança espiritual.

 

1 – Sóbrios e Vigilantes

Exegese: Ser Sóbrio é a ideia inicial de não estar alcoolizado, quando as funções motoras e perceptivas estão alteradas e quando o rendimento em todas áreas é limitado. Portanto sem atenção e sem capacidade de realizar algo. Esta expressão se repete em 1 Pedro 3 vezes, O Autor dá ênfase à necessidade de atenção e dedicação. Ser moderado e controlado é outra ideia desta palavra.

Ser vigilante ‘dar “estrita atenção”, ser cauteloso. É a mesma expressão que Jesus convida seus discípulos a orarem e vigiarem.

Estas duas palavras que aparentam serem sinônimas, são na realidade complementares, ou seja, ser moderado e estar muito atento:

a) a si mesmo. O Cuidado com o aspecto pessoal está muito evidente nesta carta, bem como a responsabilidade individual do crente. Ou seja: cuidado COMO anda e por ONDE anda.

b) ao derredor. ILUSTRAÇÃO: Só caímos num buraco se não o percebermos antes. Não estamos isolados numa bolha de santidade, antes estamos neste mundo (como veremos mais adiante), mas perceber as situações da vida, fazem parte da vida. O mundo estava mudando rapidamente naquele tempo, e as pessoas precisavam estar atentas ao seu redor. E porventura não é assim hoje também, com tantas mudanças de tecnologia e de formas de viver devemos estar atentos, inclusive aso detalhes.

Aplicação:  Um bom vigia deve manter o controle diante de todas as situações. Deve estar preparado tanto para alertar, quando para se defender. E deve ter uma boa percepção do seu redor, atento, mesmo à noite, às movimentações, ao detalhes e a possíveis perigos. O bom vigia alerta antes que o perigo sobrevenha.

 

2 – O Mal ao redor

Exegese: Sabemos que: “o mundo inteiro jaz no maligno”(1 João 5.19). O Próprio Senhor Jesus foi tentado, mas venceu. Paulo irá falar em Efésios 6 da Armadura de Deus para resistir ao mal no dia mau. E agora, em 1 Pedro encontramos esta advertência clara. O diabo (adversário, caluniador)anda ao derredor como um leão.

Ilustração: O texto mostra a característica de ataque dos felinos de cercar suas presas, circulando em volta e atacam com ferocidade e sem misericórdia, buscando derrubar a sua presa e atacando diretamente na jugular (traquéia). São ferozes, são violentos e precisos. A comparação de Pedro é clara pois ele conhecia a ferocidade de ambos, tanto do leão quando do Diabo.

Observe assim:

Ao derredor, mas tão próximo que é possível ouvir seus rugidos.

Com ferocidade. Não se iluda, o Diabo quer te destruir.

Procura o mais fraco ou o enfraquecido. Para devorar, indo nos pontos fracos e nas brechas deixadas em nossas vidas.

Aplicação. Pedro também inclui como adversário um Império, os Hereges e mesmo os exércitos daquele tempo, mas nunca perdia o foco da luta espiritual na qual estava inserido. Pois ele mesmo teria sido peneirado pelo Diabo se Cristo não intercedido. (Lucas 22.31)

 

3 – Sem baixar a Guarda.

Com a advertência vem a solução. Resistir firme na fé. Ou seja:

a)Nossa Vitória está em Jesus Cristo. Assim certos de que Jesus é o Autor e Consumador de nossa fé, creiamos n

 

Ele, no firme fundamento de nossas vidas, focado, perseverante, obediente e aprendendo diariamente com Mestre à luz da Palavra de Deus. Tanto na reflexão Bíblica, quanto numa vida de Oração, afinal o Senhor venceu a tentação com 40 dias de jejum e oração e 3 versículos. Não há outra forma de vencer o mal.

b)Nossa firmeza deve ser permanente. O furor do inimigo é constante, sem folga, sem férias. Vida cristã é algo permanente e nossa lutas é até o dia final. Lembremos disso para nunca baixar a guarda. Pois acomodados com uma aparente tranquilidade, deixa-se de perceber o perigo que espreita. Fique firme e Permaneça firme.

c)Outros crentes estão passando por isso agora. O texto paonta para outros cristão que passavam por provações semelhantes e outros ainda passariam por outras tais, assim tem sido ao longo da história, tendo em vista que o mundo jaz no maligno e ainda acontecerá. Veremos tentações terríveis, veremos quedas de homens santos, mas devemos ter mente o nosso Senhor, que lutou e venceu.

O Diabo é comparado ao leão pela ferocidade. O nosso Senhor é chamado de Leão, da Tribo de Judá, pela sua Coragem e ela sua Vitória (Apoc 5.5).

 

 

Conclusão

Preparem-se: a batalha já começou!

Santifiquem-se: é preciso estar limpo para empunhar as armas de Deus.

Vigiem: pois o inimigo está próximo.

Fortaleça a sua Fé: é o que te manterá em Pé.

 

Leitura de 1 Ped 5.10 e 11: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!”

 

Hino Refúgio Verdadeiro 324 CC

 

Perguntas para PIB em Casa

1 – Você já foi tentado em alguma coisa?

2 – Qual deve ser a reação do crente diante da tentação?

3 – Será que podemos perceber o ataque do Inimigo antes que ele aconteça?

4 – Como resistir na fé? Dê um exemplo?

5 – Uma vida de oração e de estudo da Palavra são armas essenciais nesta luta?

6 – Quando outros crentes sofrem qual deve ser a nossa reação?

7 – O que significa ser sóbrio e vigilante na prática? Dê um exemplo.

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square