Autor da Minha Fé - Hebreus 12.1-3

 

Hebreus 12.1-3 | Devocional | 5/07/2015

Palavras-Chave: Autor. Fé. Consumador. Testemunhas. Perseverança.

 

Introdução

Autor é sempre o indivíduo que fez, que criou. O autor, em relação à Literatura ou outro tipo de arte, é aquele a quem se deve uma obra. NO grego é o pioneiro, o antecessor sobre determinado assunto, na Bíblia é:

  • Autor e Consumador da Vida (Núm. 16.22 e 27.16)

  • Autor da Vida (Atos 3.15)

  • Autor da Salvação (Hebreus 2.10 e 5.9)

  • E no texto que ora lemos: Autor e Consumador da nossa Fé. (Hb 12.2)

>>>Cantar o cântico ”Autor da Minha Fé”(Logos)

 

1 – Livre

este trecho de Hebreus começa com um pedido simples: “desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado”(v. 1) Isto é fundamental para quem está na corrida da vida, tendo em vista que qualquer pessoa adicional é um tempo a mais ou um quilometro a menos. Este trecho usa a corrida como metáfora para explicar a vida. Entendemos que...

  • Peso (acessórios inúteis)

    Hábitos: Todos os hábitos que embora sejam legais nem sempre são morais e ainda assim prejudiciais. Podem ser pequenas coisas que fazemos diariamente, como um hábito, inocente, mas que traz um grave prejuízo à vida. Exemplo: “Era só uma pequena taça de vinho diariamente...”

    Desejos: São gostos pessoais, mas que vão contra a vontade de Deus. Desejos secretos do coração, mas que em nada edificam.

  • Pecado

    Que nos rodeia: Cuidado que o mal está à espreita, mas cuidado ainda maior com o pecado que nos rodeia, tenta e de uma forma que nos tem assustado tem alcançado a muitos. Os pequenos e Grades pecados com pequenas ou grandes consequências. Temos pelo não medo de pecar. Para ser Livre é precisa andar longe e fugir mesmo.

    Que nos incomoda: Mas há os pecados preferidos, que fugimos, mas caímos, cuidados com eles. Pequenas brechas que se tornaram a ruina da represa. Ser livre disso o possibilita a viver mais intensamente a vida cristã. Talvez carreguemos estes pesos, mas certamente que Cristo veio para levar sobre si nossas cargas.

 

2 - Firme

  • Autor: o primeiro, o Alfa, o início. “No princípio era o Verbo e o verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” (João 1.1)Sim, o autor de toda a vida, autor de nossa salvação, autor de nossa fé. Ele escreveu a história da vida e o convidou a fazer parte dela e a escrever junto por toda a eternidade.

    Prefácio da Vida: Nossas primeira linhas: Cristo, quando veio para Salvar, tornou em nós a primeira Vontade do Pai, que todos se salvem. Que vc se salve. O prefacio da vida não foi escrito quando nascemos, mas quando nos convertemos. Para que nos tornasse filhos de Deus (João 1.12)

    O Caminho da Fé: Nesta “obra da vida” o caminho da fé deve ser percorrido, não vemos, não podemos tocar, mas certamente podemos crer e ver com os olhos d fé tocar de fé em fé a eternidade que começa crendo em Jesus Cristo. O Único Caminho.

    O Guia: Mas nesta jornada nunca estamos só. “Eu estou convosco todos os dias” (Mateus 28.20)

  • Consumador: Se Ele é o início, também é o Fim, o Ômega, pois auqele que iniciou irá terminar a sua obra em nós e no mundo.

    Venceu a Cruz (mensagem da Cruz) é a mensagem da Salvação. Eu sei que muito pregam a vitória pessoal, mas nenhuma outra vitória no mundo se comprar aquela que está em Cristo Jesus, que nos deu acesso ao Pai, perdão dos nossos pecados e de graça a plena Graça de Deus. A Mensagem da Cruz é: eu não mereço, mas porque eu creio, Deus do seu tão grande amor, me perdoou e me amou e me recebeu como filho. Cristo venceu a Cruz porque era necessário morrer para que tenhamos vida.

    Venceu a Morte (salario do pecado). Como resultado do pecado, veio a morte no inçio dos tempos, mas veja que o coração homem é contrário a morte, ela não nos é natural. Causa dor, causa transtorno, causa saudade e muitas vezes medo. Mas Jesus Cristo venceu a morte, seus grilhões, seu impedimento, suas limitações agora foram vencidas de eternidade em eternidade pelo Autor e Consumador de nossa fé, aquele que nunca pecou pode vencer o pecador.

    Venceu o Mundo (João 16.33) Mais que o mundo, venceu o mal e tudo o que há de mal no mundo presente. A missão foi completa, nos deu acesso ao Pai, venceu a morte e o pecado, venceu o mundo, e Satanás.

 

3 - Perseverante

1.:

a.Você pode reclamar de problemas : Cristo não teve dinheiro, nem bens, nem propriedade alguma em seu nome. Não brigava por recursos e nem o vemos pedindo em momento algum. Embora fale do assunto, sempre para alertar da ganancia e da vaidade. Cristo nos ensinou a superar o desejo pelos recursos e amar a Deus.

b.Você pode falar da sua : ele levou sobre si nossas enfermidades e sofreu na carne.

c.Você pode falar de na sua vida: Cristo passou por todas elas. Inclusive traição, inclusive um julgamento injusto, inclusive o escarnio publico e a morte de cruz.

d.Cristo e nada neste mundo pode se compara ao que Ele fez por vc, por isso devemos ser perseverantes...

2. Andar nos mesmos passos de Jesus, seguindo seu exemplo e espalhando esta mensagem para todos. “.”

 

Conclusão

Ele me move, e move a todos o que nele crê. É o início e o fim, é o autor e o consumador de nossa fé e nada neste mundo pode nos impedir de adora-lo e bendizê-lo.

Vídeo da Jaqueline (cadeirante) cantando na PIB em Curitiba.

Aplicação Final: Eu sei em quem tenho crido. Sei quem é o autor e consumador de nossa Fé e por isso vencemos obstáculos, nossos próprios pecados, nossas próprias falhas e avançamos rumo ao Céu, firmado em nosso Senhor.

 

 

Perguntas para Casas Acolhedoras

1 – Quem é Jesus para você?

2 – Que pesos da vida carregamos que nos atrasa? Dê exemplos.

3 – O que significa “Andar nos Passos de Jesus”?

4 – Cristo venceu o mundo, isso quer dizer que eu venço em todas as situações da vida?

5 – Veja o Vídeo da Jaqueline cantando. Será que há algum impedimento para você adorar melhor, para ser melhor?

 

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square