Em Meio à Dor - Salmo 86

 

Salmo 86.11-12 | Pastoral | 02/08/2015 | PIB | Manhã

Palavras-Chave: Dor. Consolo. Ensino. Esperança. Coração.

Introdução

O Salmista clama por misericórdia: que ainda que não mereçamos e nos esforcemos para não merecer, ainda assim Deus demonstra seu amor por nós. O Salmista fala do Seu Coração, que queremos entender o seu significado. O Salmista fala para nós hoje, não apenas para consolar, mas certamente para nos levantar.

 

Este é um Salmo de Davi, que clamava ao Senhor, em meio à dor. A Confiança e fidelidade em Deus é claramente observada em cada verso. Por outro lado, as lutas e problemas parecem cercar Davi.

Este Salmo parece uma coletânea de outros Salmos: 25, 50, 56, 89 dentre outros. As expressões usadas são fortes, o centro do texto é a essência dele. Neste caso nos ateremos aos versos 11 a 13.

1 – Ensina-me o Caminho (a Arte de Viver)

Como um homem experimentado em Deus, como Davi, pedia para aprender algo? Como o ensino, que aqui não se trata de uma Sala de Aula, mas de um “caminhar no caminho”. Para entender este verso, precisamos estar bem-dispostos a aprender sobre a Arte de Viver. Caminhar nos Caminhos de Deus.

  • A Oração é o Início da Aula: O Salmista clama. É preciso querer aprender. E o texto fica mais rico pensando que Davi era experiente em diversas áreas da vida. Como Guerreiro, como Estadista, como Rei. Como Porta, Como Servo. Como Filho. E embora não podemos datar com precisa este Salmo, já sabemos que para escrever estas palavras era preciso uma pessoa vivida. Ainda assim ele ora, ele pede, ele que aprender.

  • Ensino (do Hebraico “Yarah”). Esta palavra no seu sentido original é ainda mais profundo: “Jogar Água, chover, regar”, como a planta precisa de água para crescer e sobreviver, o homem precisa do ensino para o mesmo. Por isso a Arte de Viver é a Arte de Aprender e ser regado por Deus todos os dias, precisamos aprender mais de Deus.

  • O Caminho: Não posso deixar de lembrar de Jesus Cristo ao falar sobre Caminho, ainda mais quando vemos o verso 9 apontando para o Messias (“todas as nações prostrar-se-ão diante de ti...). Não obstante este caminho dá a ideia de jornada. Me ensina qual é a Tua jornada, a Tua Vontade. Chamo a atenção que Davi não pede para Deus mostrar o seu próprio caminho, mas pede para que Deus mostre o dEle. Há muito que querem andar em SEUS próprios caminhos, a nós cabe aprender o Caminho do Senhor e seguir nele.

Aplicação: Peço sempre a Deus um “Coração Ensinável” e o desejo permanente de Conhecer a Vontade de Deus e seguir nela, não na minha.

2 – Dá-me um Coração Fiel (A Arte de Viver Bem)

E por falar em coração, esta palavra aparece na Bíblia exatamente 800 vezes.  No Salmos 124. A importância do Coração na cultura hebraica é enorme, por alguns motivos.

Diferentemente de hoje que vemos a MENTE (ou seja, o Cérebro) como centro do saber e das emoções, o povo oriental tinha o Coração como centro da razão, da emoção da vontade. “Toda função imaterial do homem é atribuída ao coração.”  (Harris)

Lembremos: O Coração de Ana regozijou-se (1 Sam 2.1). Fortalece o teu coração (Juizes 19.5 (a ideia de comer).  Absalão intentava roubar o Coração do povo (2 Sam 15.6), “Por o coração em...) (Ex. 7.23 – no sentido de prestar atenção em) e o próprio Jesus disse: Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. (Mateus 5.28)

Deu para ter uma ideia de qual era a importância do Coração e deste conceito para o Salmista que pede um “Coração Fiel”

  • “Une o meu coração ao teu”: Esta tradução é o exemplo claro de fidelidade. Coração unido ao Senhor.  Ilustração: Como a criança que fica absolutamente tranquila quando posta no peito da mãe e acompanha as Batidas do Coração, numa canção que ouviu durante toda a gestação. A fidelidade pretendida pelo Salmista era esta: um Coração (razão, sentimento e vontade) unidos ao do Senhor.

  • Fidelidade a Deus resolve uma multidão de problemas. Direciona nosso caminhar. Ë olhar firme para onde está indo e não precisa desviar, pois sabemos o Caminho. Ilustração: O perigo do celular na direção e desviar a atenção por uma fração de segundo. O perigo da vida é desviar a atenção, com as coisas da vida, do nosso Deus.

Por isso para VIVER BEM, seu coração deve estar totalmente, fielmente numa única direção (o nosso Deus)

Ilustração: Certo Autor (Tozer) falando sobre a Vontade de Deus falava que “estando dentro da Vontade de Deus ele não tinha nenhum temor” então alguém perguntou: “e o Câncer, você não tem medo de morrer de câncer?” Não me preocupo tanto, pois “é impossível ferir ou prejudicar alguém que esteja na vontade de Deus”. Penso que ele ainda concluiu: “então serei breve”.

3 – Louvar-te-ei, Senhor (A Arte de Viver Eternamente)

Por isso este Salmo me chama mais atenção. Clama por socorro (1). Clama na aflição (3).  Parece abatido (v. 4). Mas não deixa nunca de louvar ao Senhor. Àquele que crê, cabe louvar, cabe ao crente adorar ao Senhor de todas as coisas. Nos momentos mais felizes d vida, aos mais angustiantes, ainda assim louvarei ao Senhor. Todos os que estão com os olhos firmes em Deus sabem disso.

Ilustração; Estevão estava sendo martirizado, mas olho para a eternidade, e viu o Senhor. João, que vendo a Igreja ser perseguida e ele mesmo preso e exilado, numa ilha rochosa, olhou para o Céu e olhou com esperança para a Igreja e se hoje cantamos muitos dos hinos escritos por João no Apocalipse é para mostrar que o Louvor deve estar continuamente em nossos lábios. ETERNAMENTE.

 

Conclusão

Aplicação Final: Mostra um Sinal do Teu favor. Termina Assim o Salmo. Não deixo de pensar naquele que tem Jesus Cristo no seu coração que vencem todas as dificuldades e louvam e mesmo que não vençam, continuam a louvar mesmo assim. Este para mim é o grande sinal que Deus nos Deus: Jesus Cristo em nosso Coração, em meio a dor ou na Alegria, sempre Jesus no Coração. E que todos vejam isso.

 

 

 

PERGUNTAS PARA AS CASAS ACOLHEDORAS

1 – Será que existe alguém que nunca sofreu dor? Ou Passou por dificuldades?

2 – O que significa ensino, na Bíblia?

3 – Qual o significado de Coração?

4 – Dê exemplos de fidelidade?

5 – É possível louvar em meio à dor?

 

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square