Para mudar o Mundo - 2 Timóteo 4.5

 

2 Timóteo 4.5 | Pastoral | 09/08/2015 |PIB | Manhã | Dia dos Pais

Palavras-Chave: Mudança. Porém. Realização. Diferença. Referência.

Introdução

Este é um texto muito atual. Fala de um tempo temido pelo Apóstolo, onde as pessoas preferirão dar ouvidos às fábulas e a outras histórias e fugirão da verdade. Este tempo chegou.

1 – Diferença

“Devemos ser diferentes, não esquisitos.” A expressão “Tu, porém” aparece 3 vezes nesta Carta:

1 – Apesar dos males e corrupções do mundo, você (se referindo a Timóteo) tem seguido o meu ensino e exemplo.(3.10)

2 – Apesar dos diversos ensinos errados do mundo, você deve permanecer firme nas Escrituras. (3.14)

3 – Em tempos que as pessoas estarão descompromissadas e descuidadas, você deve fazer o que é certo até o fim.

 

A Real diferença na vida de um crente deve ser a diferença que Jesus Cristo traz em sua vida transbordando 24h por dia. Veja que nosso modelo de vida é Cristo, em todas as circunstâncias

Ilustração: Uma amiga nossa reclamando de sua filha que tinha aprontado e falaram que ela deveria seguir o exemplo de Maria, ao criar Jesus e desabafou: “É porque o filho de Maria era Jesus, porque se fosse a “fulana” eu queria ver...”

Num mundo de trevas somos convocados a sermos Luz. Mas afinal, que diferença é essa? Cito 3 para nosso entendimento:

  • Amar a todos, indistintamente e intensamente. O Amor cobre os pecados, nos faz perdoar, superar barreiras e ultrapassar limites. O Ministério de Jesus e da Igreja é baseado no amor.

  • Fazer o que é certo o tempo todo. Ninguém precisa que diga o que é certo ou errado, pois ainda que seja legal, moral e não engorde, se não for conforme e a Vontade de Deus não vale a pena. Por outro lado não somos crentes aos domingos, mas todos os dias de nossas vidas.

  • Saber que estamos no mundo, mas não somos dele. Saber a nossa posição aqui nos leva mais adiante.

Timóteo precisava fazer a Diferença. Nós também.

2 – Referência

Aqui há uma série de recomendações claras:

  • Sóbrio em tudo: foco e sem distração. Atenção em tudo que fizer para Deus e com Deus.

  • Sofre as aflições: É difícil compreender a profundidade deste ensino, mas para uma igreja que fazia toda a diferença, sofrer aflições fazia parte do dia a dia de cada crente.

    Ninguém treina para a guerra esperando não lutar.

    Ninguém que está na lide cristã nunca irá sofrer, quer no coração, quer no corpo.

    Ninguém sofrerá além dos seus limites. Peça a Deus pés mais fortes e sapatos mais resistentes para continuar no Caminho Estreito.

    Ninguém nunca disse que seria fácil. A Eternidade é simples e fácil de ser alcançada, mas até chegarmos lá teremos aflições.

  • Faze a obra de um Evangelista: “A Igreja não é um clube de Iates, mas uma frota de barcos de pesca” . A Pesca é o nosso negócio, instituído por Cristo e que deve nos fazer lembrar que a mensagem que um dia ouvimos devemos repeti-la e conta-la para o maior numero possível de pessoas. Pensem que quando estamos anunciando a Salvação, diante da pessoa com a qual falamos está o Céu ou o Inferno. A Salvação ou a Perdição eterna, por isso deve ser clara, urgente e direta. Precisamos de mais evangelistas hoje.

  • Cumpre totalmente o teu ministério: Ilustração: “Há uma expressão que diz ‘nadou, nadou e depois morreu na praia”, entendo que é nosso dever terminar o que foi começado. Os campos estão bancos não é uma recomendação, é uma constatação. O que estamos esperando? É preciso começar, continuar e terminar.

 

Conclusão

O que é preciso para mudar o mundo? É Preciso um crente e uma Bíblia.

  • O crente: totalmente disposto a ouvir, entender e obedecer a Vontade de Deus. (fazer o que for preciso ser feito)

  • A Bíblia: Nosso guia, nossa bussola, nossa espada. Nela encontramos a fonte, ela fala do nosso Senhor e do maravilhoso plano de Deus para salvar o homem, e nela temos mais fé.

 

Perguntas para Casas Acolhedoras

1 – Na sua opinião, estamos num tempo onde as pessoas não querem ouvir a verdade?

2 – Dê exemplo de um caso (sem citar nomes) que quis ser diferente, mas foi esquisito.

3 – Dê mais 2 exemplos de formas de sermos diferentes neste mundo.

4 – O que significa “sofrer por Cristo”?

5 – O que é preciso para mudar o mundo?

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square