Depender de Deus - Salmo 143.8-10

 

 

 

 

Data: 30 de agosto de 2015. PIB em Goiânia. Culto da Manhã.

 

Introdução

 

Ilustração: A história dos que não podem depender dos homens, somente de Deus geralmente envolvem 3 tipos de pessoas:

  • Missionários Perseguidos

  • Cristãos em uma Missão

  • Todo Crente Fiel.

Todos dependem de Deus em toda a sua vida.

Headline: Não dependemos de homens, dependemos de Deus.

Sobre o Salmo 143: Este é o último dos chamados Salmos Penitenciais (7 ao todo), onde o Salmista derrama seu coração diante de Deus clamando por Perdão e Misericórdia, numa clara alusão ao pecado cometido com Bate-Seba e suas consequências, descrito em 2 Sam 11 e 12. É uma oração cantada, um coração derramado, e nessas horas vemos os mais belos salmos sendo compostos com uma autenticidade gritante.

Neste Salmo vemos a fonte da qual Paulo bebeu ao dizer: “que não há um justo sequer” (v. 2b e Rom 3.10). Repete a expressão dos Salmos 141 e  142 “com a minha voz clamo ao Senhor (que cantamos). O v. 3 alude a um momento de depressão. E diante de todos estes ensinos queremos destacar os versos de 8 a 10 que nos guiará nesta reflexão sobre a Vida, e sobre depender de Deus.

---leitura do texto---

 

1 - Mostra-me o Caminho

Muitos assim pedem: “Senhor, Mostra-me o Caminho” mas a fazer este pedido é preciso ficar claro que o Caminho será mostrado, porque há algumas reações diferentes quando Deus nos mostra o Caminho. São elas:

  • Espanto e Desconfiança. Embora tenha pedido, questiona se será este mesmo o caminho certo. Não era o que pensava, não era o que queria, nem é o que andaria. Numa clara demonstração da falta de fé e fidelidade esta é uma reação MUITO comum em nossos dias. Mas lembre-se que esta desconfiança não tem razão para os que creem. Ilustração: quando Ananias foi chamado por Deus para acudir Paulo, desconfiou e retrucou, mas graças a Deus que pela fé seguiu.

  • Cuidado – Paralisado: Outra reação semelhante a essa, mas mais dura pois é quando cheio de cuidado paralisa a ação. É quando permite que o MEDO supere a FË. Não é um bom sentimento, pois após a paralisia é comum vir o arrependimento (EU DEVIA TER FEITO...)

  • Fé- Um  passo a  mais: MAs se pedimos um Caminho, Se confiamos no Senhor o passo a seguir é evidente: uma passo dentro do caminho certo. O Salmista afirma que logo pela manhã já quer ouvir da Graça Divina, já quer obedecer. Certo pensador disse: “Cuidado com suas orações, Deus costuma responder”;

  • Fui! – Gosto do pensar que mais do um passo de Fé, há momentos em que podemos e devemos ir mesmo, com ímpeto, com disposição e com a coragem de servir ao Senhor em qualquer circunstância, lugar ou tempo.

2 - Elevo a minha Alma

O desejo de estar diante de Deus é tão grande, a disposição pessoal de colocar a sua alma diante do Senhor é o registrado aqui. São Providências para a Santidade (é estar mais perto de Deus)

  • Não pecar: Veja bem, Davi estava cego com seu pecado. Foi preciso um profeta para confronta-lo, mas Graças a Deus, que tendo ouvido o que ouviu seu coração percebeu a gravidade da situação. E há várias facetas do pecado, mas nenhuma delas é bonita, embora “PAREÇA” não é. Veja bem, é simples: NÃO PEQUE MAIS, seguindo a orientação de Jesus. Cristo nunca esperou homens perfeitos, mas os levava a uma reflexão tão profunda da vida, que os fazia mudar de direção. Na ocasião da mulher adultera que seria apedrejada, Cristo foi curto e direto (2 perguntas,1 afirmação e 1 pedido: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.”(João 8.10-11)

  • Se cuidar: Exige uma disposição pessoal de ir na direção de Deus deixando as coisas do muno para trás, deixando suas falhas para trás e mesmo deixando de si para trás, cuidado o máximo para estar o mais perto de Deus.

  • Viver Segundo a Palavra de Deus. Quer elevar a usa alma a Deus, comece pela Palavra dele, encha-se dos ensinos do Senhor e busque todos os dias crescer nela. Eu sei que hoje não temos muito tempo para muitas coisas, mas aqui é preciso abrir uma exceção na vida: Largue seu celuar por 15 minutos e leia a Palavra de Deus.

3 - Livra-me dos meus Inimigos

Veja que Davi passava por tribulações pessoais, externas  e internas. Não é fácil ser Rei. Não é fácil viver neste mundo tão tenebroso, havia inimigos que ele não queria ter, havia os males do mundo que o cercavam e pior, havia o pior de todos os inimigos, ele mesmo.

  • Mal: que nos cerca, que intenta para nos destruir e nos tenta para cair. A tentação não vem para balançar, mas para derrubar. Por isso oramos: livra-nos do mal.

  • Males: Os males deste mundo, que na nossa definição é o próprio mundo, envolve moda, mídia, os males deste tempo. Doenças modernas, pecados modernos, situações da vida que nos levam para a beira do precipício. Pense naquelas questões em que ouvimos: “todo mundo faz...”Isto não é frase para crente. Eu não sou todo mundo, eu sou filho de Deus.

  • De mim: Creio que o pior iimigo de Davi era ele próprio, cresceu e se tornou poderoso, e com o poder soberbo. E com a soberba a queda. Cuidado cosigo mesmo. Todos devemos nos humilhar diante de Deus, todos devemos nos ajuntar como igreja e sabermos que precisamos nos deixar moldar por Deus, pois se não teremos problemas.

4 - Ensina-me a fazer a Tua Vontade

Ilustração: Deus nunca se curvou aos nossos desejos, nem aos nossos métodos e nem mesmo à nossa vontade, mas sempre, nos usou para fazer a Sua Vontade acontecer. (RCM). Esta é uma escola da qual não se forma. É continua, sem férias, nem recesso. Aprender a fazer a Vontade de Deus é a melhor lição da vida. Podemos pegar um pouco do que se fala da administraçãoo, mas para ilustrar como aprender e fazer a vontade de Deus, segundo este Salmo: PDCA. Ë uma Sigla em Ingles que diz que todo projeto de ter: Plano, Do (do) –Fazer. Check (avaliar) e A (act) – Agir, corrigindo o rumo e seguindo em frente.

  • P – Plan – Os planos são de Deus. Quando pensamos em planejamento de Igreja é claro que colocamos alvos de números de membros, para a nossa Igreja. Mas os Planos de Deus são a conversão de 1 412 364 pessoas em Goiânia, que é o numero de habitantes daqui. Esse éo Plano de Deus. Ë bom entender, pois as pessoas perdem tempo com questiúnculas desnecessárias e esquecem do motivo de estarmos aqui.

  • D – Do – A Atitude é sua. Como disse Deus usa pessoas para realizar o seu plano. Deus nos usa, usou Davi, usou João Batista, usou Paulo, quer usar você.

  • C – Check – Todos devemos nos avaliar segundo os padrões de Deus. Isso reporta à santidade, mas deve estar em mente que muitas das nossas falhas são por causa das nossas falhas.

  • Act – Corrigindo a Rota, melhorando a vida e agindo Depois de acertar tudo seguir em frente.

5 - Guia-me o Teu bom Espírito

Não é uma placa indicativa é a própria Mão de Deus nos Guiando pela nossa mão.

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rom 8.14)

Depender de Deus é andar com Deus. Antes de construir a Arca, antes de ouvir do Dilúvio, antes de todo mal acontecer, Noé andava com Deus. Para fazer coisas grandes para nossa Deus e preciso deixarmo-nos guiar por Ele, antes.

 

Conclusão

 

Não sabemos o que acontecerá amanhã, mas eu sei que se depender de Deus em 100% dos casos será o melhor, o ideal e o que eu quero.

 

Perguntas para Casas Acolhedoras:

1 – Todo crente deve depender de Deus para tudo?
2 – Qual seria a sua reação se Deus o enviasse para um lugar muito distante e diferente de onde você vive?

3 – No caso do pecado de Davi (Adultério e assassinato), quem foi o culpado? (Diabo, Circunstâncias ou o próprio Davi)?

4 – Concorda com a afirmação: “salvar Goiânia está nos planos de Deus”? Explique.

5 – Você deixaria Deus guiar a sua mão e a sua vida sempre?

 

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square