Crescer, Amar e Fazer - Efésios 4.11-16

November 1, 2015

 

 

Headline: Ser como Cristo é meu chamado, minha responsabilidade e meu alvo.

 

Introdução

Poderíamos resumir este texto com a seguinte expressão: “Chega de ser menino”

 

1 – Meu Chamado – Pessoa certa, no lugar certo, pela razão certa.

E Deus quem chama, capacita e envia.

  1. Chamado: Pode ser uma voz, mas pode ser uma oportunidade colocada diante de nós. Muitos querem um convite escrito e não veem a oportunidade colocada diante de nós.

  2. Capacitação: esta foi a queixa de bia parte dos chamados: “Não tenho capacidade” lembro de uma frase do Bombeiro: “Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão” Todos podem e devem melhorar. Mas o ideal cristão é nos deixar melhorar por Deus.

  3. Envio: Mas o que tenho eu para fazer: É missões, é ser pastor, é ser mais do que já sou? Tenho ouvido muitas dessas perguntas. Além de diversas atividades de nossa Igreja, passoa listar algumas que tenho visto necessidades de pessoas:

Intercessão:     Durante os Cultos,     Semana de Oração (bimestral),     Rede de Intercessão (por telefone ou whattsapp),     Seminário de Oração,     24 horas de Oração,     Guia de Oração,     Oração antes dos Cultos

Plantação de Igreja:     1 Igreja no Parque Amazônia,     1 Igreja no Bueno/Nova Suíça

Treinamento de Líderes e Vocacionados:     Treinamento de Obreiros (Mini-Seminários),     Treinamento de Líderes (Encontros Mensais sob o tema: Liderança),     A Jornada da PIB - Sabendo para onde vamos.

Acolhimento (Grupo de Pesca):     Cultivo de Samambaia,     Conhecendo a Todos (visita integradora),     Ponte da Fé - aponta para a EBD,    Afastados da Igreja

Casas Acolhedoras:    Revitalização das existentes,     Criação de 10 novas.

Atitude (Ação Social aplicada):    Ação Social e Evangelizadora entre os necessitados.     Águas de Meribá.     Pão e Vida

Ação Missionária:    Mutirão Missionário,     Visita aos Campos (Cracolândia-SP, Vale do Amanhecer e Ciganos),    Congresso Missionário,     Congregações,     Pirinópolis,     Morrinhos

Ensino: como formação, como envolvimento, como evangelização, EBD 5

PPTO - Pau Pra Toda Obra:     Pronto para toda a boa Obra.     Sempre Disponível.    Sempre Disposto.

 

Saiba, então: ninguém é igual, ninguém é superior ao outro, ninguém é ninguém.

 

2 – Minha Responsabilidade – Fazer bem feito.

Aperfeiçoamento dos Santos: eu melhoro e faço o outro melhorar. (I am second). Aperfeiçoamento é uma palavra importante para o Crente: pois eu devo melhorar todos os dias como pessoa e como cristão: orar mais, ler mais a Bíblia, ajudar mais pessoas, EU PRECISO MELHORAR TODOS OS DIAS. Mas a grande riqueza de melhorar é possibilitar que o outro melhore comigo e mais do que a mim. Quando lembro de João Batista dizendo de Jesus: “Importa que Ele cresça e eu diminua”, penso que todo crente deve pensar assim. Tornar o outro melhor que eu nos torna melhores ainda.

Aperfeiçoamento da Igreja: A Igreja cresce comigo. Eu gosto de ver Igreja crescer. Em todos os níveis. Gosto de ver os ministros crescerem, , os ministérios crescerem, as pessoas se envolverem ainda mais. Gosto de ser parte deste crescimento e o que a Bíblia nos diz é para sermos parte do crescimento da Igreja. Sermos a solução que muitos buscam e não o problema. 

Como eu faço a Igreja crescer?

Fazendo parte (envolva-se)

Fazendo a minha parte (faça o que lhe compete)

Fazendo Certo (não existe jeitinho na Igreja)

Obedecendo o mandamento de Jesus: Ide (então eu vou)

 

Edificação do Corpo de Cristo (um a um): mais um tijolo. Eu não posso concordar com a estatística de que apenas 10% dos membros da Igreja evangelizam. Edificar é colocar 1 tijolo de cada vez.

Ilustração: (evangelismo de 1000 dias) Um correto Evangelismo deve ir do anúncio da Palavra de Deus (do primeiro contato) e passar por um acompanhamento, por um pré-discipulado, pela decisão, pela vinda na Igreja, pelo Batismo, pelo discipulado (que deve ser na EBD) e a integração em algum ministério da Igreja. Isso leva pelo menos 1.000 dias, mas aí eu tenho apenas um “convertido” eu tenho um discípulo de Jesus” e Cristo não nos pediu convertidos, mas que façamos discípulos. E essa é toda a diferença.

 

 

 

3 – Meu Alvo – Crescer como Cristo.

Vida Cristã em crescimento é: Vida com Deus e trabalho duro.

Nosso alvo é Cristo. Nosso Modelo é Cristo. Nosso Guia é Cristo.

Como Cristo cresceu:

Lucas 2.52: E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

Sabedoria: estude a Bíblia, bons livros cristãos e venha na EBD. Se você não estuda diariamente e frequentemente a Bíblia você está com um sério problema na sua vida espiritual.

Estatura: Nós somos os Templo do Espírito Santo, e assim este corpo, que nos é emprestado por Deus deve ser cuidado por nós. Lembre-se que o Corpo Humano é complexo e belo em todos os seus detalhes, mas precisa de cuidado, pois assim como a vida é frágil nosso corpo tem limites que foram estabelecidos por Deus para vivermos bem: Cuide do seu corpo, para que a sua vida espiritual seja cuidada.

Graça: “aquilo que dá alegria”. Ser uma bênção para o outro e para Deus. Todos os dias. Observe que diariamente Jesus Cristo ou ensinava ou fazia milagres, mas sempre era uma bênção para alguém.

 

 

 

 

Conclusão

Uma Chamado Inesperado. O Chamado de Moody

Notai bem, os que vos dedicais à obra de ganhar almas: não foi num culto que Dwight Moody foi levado ao Salvador. Seu professor da Escola Dominical, Eduardo Kimball, conta:

"Resolvi falar-lhe acerca de Cristo e de sua alma. Vacilei um pouco em entrar na sapataria, não queria embara­çar o moço durante as horas de serviço. Por fim, entrei, re­solvido a falar sem mais demora. Achei Moody nos fundos da loja, embrulhando calçados. Aproximei-me logo dele e, colocando a mão sobre seu ombro, fiz o que depois parecia-me um apelo fraco, um convite para aceitar a Cristo. Não me lembro do que eu disse, nem mesmo Moody podia lembrar-se alguns anos depois. Simplesmente falei do amor de Cristo para com ele, e o amor que Cristo esperava dele, de volta. Parecia-me que o moço estava pronto para receber a luz que o iluminou naquele momento e, lá nos fundos da sapataria, entregou-se a Cristo."

Na história dos crentes, através dos séculos, não há crente que fosse, no zelo, menos remisso e, no espírito, mais fervoroso em servir ao Senhor, desde a conversão até o dia da morte, do que Moody de Northfield. Quantas ve­zes depois, o senhor Kimball dava graças a Deus por não ter sido desobediente à visão celestial; qual teria sido o re­sultado se não tivesse falado ao moço naquela manhã na sapataria?! Certo domingo visitou uma Escola Dominical em ou­tra rua. Pediu permissão para ensinar também, uma classe. O dirigente respondeu: "Há doze professores e dezesseis alunos, porém o senhor pode ensinar todos os alunos que conseguir trazer à escola." Foi grande a surpresa de todos quando Moody, no domingo seguinte, entrou com dezoito meninos da rua, sem chapéu, descalços e de roupa suja e esfarrapada, mas, como ele disse: "Todos com uma alma para ser salva." Continuou a levar cada vez mais alunos à Escola até que, alguns domingos depois, no prédio não ca­biam mais; então resolveu abrir outra escola em outra par­te da cidade. Moody não ensinava, mas arranjava profes­sores, providenciava o pagamento do aluguel e de outras despesas. Em poucos meses essa Escola veio a ser a maior da cidade de Chicago. Não julgando conveniente pagar ou­tros para trabalhar no Domingo, Moody, cedo, pela manhã, tirava as pipas de cerveja (outros ocupavam o prédio durante a semana), varria e preparava tudo para o funcionamento da escola. Depois, então, saía para convidar alu­nos. Às duas horas, quando voltava de fazer os convites, achava o prédio repleto de alunos.

 

Depois de findar a escola, ele visitava os ausentes e convidava todos para ouvirem a pregação, à noite. No apelo, após o sermão, todos os interessados eram convidados a ficar para um culto especial, no qual tratavam individualmente com todos. Moody também participava nessa colheita de almas.

 

Antes de findar o ano, 600 alunos, em média, assistiam à Escola Dominical, divididos em 80 classes. A seguir a assistência subiu a 1000 e, às vezes, a 1500

Please reload

Featured Posts

Aquietai-vos - Salmo 46

January 5, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts

September 13, 2015

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square